sexta-feira, 25 de março de 2011

Faça Você Mesmo X


 Fundação é a obra, geralmente enterrada, que serve para suportar a casa. Pode ser feita de diversos tipos de materiais dependendo do tipo de terreno encontrado no local onde se pretende construir. Os tipos mais comuns são Baldrame, Sapata, Estaca e Tubulação. 


Baldrame - é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme.

  
Sapata: É preferida onde o baldrame não é recomendado, quer pelo peso do prédio ou pela baixa resistência do solo. A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação.

                                 SAPATA CORRIDA                           SAPATA SIMPLES     


Estaca: é empregada em solos fracos ou em prédios de altura média. As estacas podem ser moldadas no local ou pré-fabricadas. As estacas podem ser de concreto simples, concreto armado, de madeira ou metálicas. A dificuldade é que necessita-se de um equipamento, o Bate-Estaca.

CAPACIDADE DE CARGA DAS ESTACAS MAIS COMUNS
SEQ TIPO DE ESTACA DIÂMETRO CARGA DE TRABALHO
[TONELADAS]
COMPRIMENTO MÁXIMO TIPO DE SOLO
1 MADEIRA Ø = 15 cm 10 5 PERMANENTEMENTE SUBMERSO
2 Ø = 20 cm 15 10
3 Ø = 30 cm 30 15
4 BROCA Ø = 15 cm 7 4 SOLO COESIVO
5 Ø = 25 cm 10 6
6 STRAUSS Ø = 20 cm 10 12 ARGILA OU AREIA SEM ÁGUA
7 Ø = 30 cm 25 15
8 PRÉ-MOLDADA Ø = 20 cm 20 10 QUALQUER TIPO DE SOLO
9 Ø = 25 cm 30 12
10 Ø = 30 cm 40 16
11 Ø = 35 cm 60 20
12 AÇO
Calcular conforme carga e caracterísiticas do solo local.
SOLO ROCHOS
 
Tubulão: é empregado em locais de solo pouco resistentes ou que apresentam abundância de água. É empregado também para fundações dentro d'água como as fundações de pontes, como a Ponte Rio-Niteroi. A construção de um tubulão pode ser feita pelo método "a céu aberto" ou pelo método "a ar comprimido".

Temos ainda o vídeo de hoje, que nos ajuda a construir a fundação da nossa casa ou construção, como é e os diferentes tipos, vamos aprender a como preparar as cavas e fazer a armadura, calcular a quantidade de concreto e como fazer as formas para concretagem, os cuidados que devemos ter na hora de erguer a alvenaria da fundação e sobre o piso e contra piso.
Bom proveito e FAÇA VOCÊ MESMO!



 
Compare preços!
Na João de Barro Materiais de Construção:

Nenhum comentário:

Postar um comentário