sábado, 28 de maio de 2011

A falta de cimento no Paraná

Está faltando cimento no comércio. Na loja de materiais de construção do bairro, o estoque de cimento, bem mais baixo que o de costume, revela a dificuldade em atender os clientes. A venda é limitada: cada cliente pode levar, no máximo, dez sacos. O problema não é só em uma loja. “Tem lojas em que você compra areia e leva o cimento. Só o cimento não vende”, afirma o construtor Agnaldo Domingos.
Muitas obras têm sofrido atrasos com isso. Falta cimento no mercado paranaense, e a culpa é da chuva. As tempestades do fim do verão estão por trás da falta de uma das matérias-primas usadas na fabricação do cimento: a cinza seca de carvão.

“As hidrelétricas estão com seus reservatórios cheios. Isso faz com que elas produzam muita energia, e o governo não utiliza essa energia das termelétricas. Manda desligar as termelétricas. A termelétrica desligada não consome o carvão e não produz a cinza. Então, é aí que a chuva entra prejudicando o fornecimento de cinza”, explica o comerciante Ademir Kuerten.

Há outro grande problema, também causado pelas chuvas de março: as quedas de barreira na BR-376, que prejudicaram o transporte no Sul do país. No Paraná, as fábricas de cimento já não vinham dando conta de atender aos pedidos de um setor que cresce há anos. Eram as de Santa Catarina que estavam garantindo o abastecimento das lojas paranaenses.

Confira a reportagem completa sobre a falta de cimento aqui .

sexta-feira, 27 de maio de 2011

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Confira os móveis em mármore sintético da João de Barro!







Mármore Sintético, alternativa barata, sustentável e bonita!

Durante muito tempo, por causa de sua beleza e durabilidade, o mármore foi bastante utilizado nas construções. Exibido como ornamento virou sinônimo de luxo e nobreza, usado em mesas, pias, pisos e colunas. Porém, por apresentar limitações naturais, como suscetibilidade a manchas e facilidade de quebra, além do alto custo, foi necessário encontrar uma alternativa para o seu uso. Surgia assim, há cerca de duas décadas, o mármore sintético.
Com propriedades superiores às do mármore natural, o mármore sintético passou a ser utilizado na fabricação de pias de cozinhas, tampo de mesa, balcão para armário, revestimento de paredes, colunas de edifícios, entre outros. Podemos listar como principais vantagens do mármore sintético a facilidade de produzir um bom acabamento, é higiênico, de fácil limpeza, não absorve líquidos, é protegido contra raios ultravioletas, dificilmente mancha, possui alta resistência contra riscos e suporta uso intenso.
O mármore sintético é produzido a partir de resina poliéster insaturada, misturada com enchimentos minerais. Pode ser fabricado em qualquer formato, dimensão, tonalidade ou desenho, possui baixo custo, boa resistência ao impacto e abrasão, insensibilidade a manchas e é menos agressivo ao meio ambiente por não ser extraído da natureza.
O processo de fabricação consiste na moldagem das peças em moldes de fibra de vidro, onde o composto de resina poliéster, adicionado da carga, é derramado. Essa resina já deve previamente ter sido agitada e homogeneizada com um catalisador.
Especificadamente, as matérias primas envolvidas nesse processo são, a resina poliéster insaturada, geralmente orto tefertálica, pré acelerada, pigmentada de branco ou não.
As cargas minerais, que possuem diferentes granulometrias, são adicionadas para proporcionar melhor empacotamento entre as cargas, aumentar a resistência mecânica e reduzir a possibilidade de contração e empenamento da peça. As cargas minerais comumente empregadas são a calcita, a dolomita e o calcário.
O catalisador inicia a reação de cura ou polimerização, nesse processo o utilizado é um peróxido orgânico conhecido como MEK- P (peróxido de metil etil cetona). A rapidez no processo de cura é importante nesse processo, pois, as camadas de resina são aplicadas sucessivamente. 
É aplicada também uma fina camada de gel coat para proteger e dar brilho à superfície do mármore sintético.
Por fim, resumidamente, o efeito marmorizado da peça é causado pela aplicação de uma camada de resina pigmentada com a cor de fundo, que é deixada para curar. Aplica-se em seguida uma resina pigmentada de cura rápida. O próximo passo é, com o auxilio de um pincel,  espalhar laca nitrocelulose sobre a base não curada, nas cores determinadas, e em seguida uma camada de gel coat incolor, para que assim a superfície seja polida e preparada para o uso final.
Todas essas facilidades e vantagens tem feito cada vez mais empresas e fabricantes aderirem ao mármore fabricado a partir de resina poliéster, para os mais diversos mercados.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Presente de Dia das Mães diferente!

Para quem pensa que em loja de material de construção não existe nada para presentear as mães, vamos mostrar um presente de dia das mães diferente. Neste final de semana, os filhos e netos da Dona Clarice, moradora do Jardim Santa Rosa, preparam uma surpresa diferente e criativa para presentar a vovó pelo dia das mães. Organizaram uma "vaquinha" e compraram os materiais para reforma e pintura da casa aqui na JOÃO DE BARRO, e no sábado, arranjaram uma desculpa para ela passar o dia fora, e enquanto isso, se reuniram na casa e passaram o dia organizando o jardim e reformando a frente da casa. No fim do dia, Dona Clarice chegou em casa e ficou muito feliz com a surpresa, do cuidado com a parte que mais gosta da casa. Os materiais usados ficaram em torno de R$ 200,00. Uma maneira diferente e dedicada, de dizer Feliz dia das Mães!





Infelizmente não temos a foto de como era antes, mas o resultado ficou bem legal.

Feliz dia das Mães para todas as Mães!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Escada de vidro com iluminação

Para quem está planejando uma escada, ou está acompanhando os vídeos postados no blog, encontramos uma ótima e criativa opção, escada com degraus de vidro, suporte de aço inox e iluminação com led. Uma ideia inovadora quer pode transformar o designer da sua casa. Confira!




Faça Você Mesmo XX

Vamos aprender a fazer a escada para o segundo piso, das casas de dois pisos, a proporção de degraus, os dimensionamentos da escada, os tipos de escadas e materiais, revestimentos e as escadas pré-moldadas na obra. Faça Você Mesmo!


segunda-feira, 2 de maio de 2011

Dia do Trabalhador

A equipe João de Barro comemorou o dia dos trabalhadores com um
churrasco de confraternização!


 Uma mensagem aos trabalhadores:



Ouro de tolo - Raul Seixas

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros
Por mês...
Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso
Na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar
Um Corcel 73...
Eu devia estar alegre
E satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado
Fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa...
Ah!
Eu devia estar sorrindo
E orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa...
Eu devia estar contente
Por ter conseguido
Tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado...
Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto "e daí?"
Eu tenho uma porção
De coisas grandes prá conquistar
E eu não posso ficar aí parado...
Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Prá ir com a família
No Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos...
Ah!
Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco, praia, carro
Jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco...
É você olhar no espelho
Se sentir
Um grandessíssimo idiota
Saber que é humano
Ridículo, limitado
Que só usa dez por cento
De sua cabeça animal...
E você ainda acredita
Que é um doutor
Padre ou policial
Que está contribuindo
Com sua parte
Para o nosso belo
Quadro social...
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...
Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...
Ah!
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar...
Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador...
 Parabéns a todos os trabalhadores!